top of page

Imersão em cotidianos

O curso "Imagens de um cotidiano", realizado entre os meses de agosto de novembro de 2022, propôs aos participantes uma imersão nas possibilidades poéticas e artísticas da fotografia com o celular. O desafio foi experimentar a produção de um ensaio visual que expressasse fragmentos de seu cotidiano, inspirado no conceito de fotografia vernacular.

A base do trabalho foi um roteiro preestabelecido, mas flexível, que desafiava os conhecimentos de linguagem fotográfica, apresentados durante o curso, para experimentar: novos ângulos e enquadramentos; luzes mais desafiadoras em horas do dia ainda pouco exploradas; autorretratos que não fossem as "selfies" habituais; a rua, parando em lugares onde apenas se passa, sem quase nunca se deter por alguns minutos para explorar visualmente.

Assim, esta exposição apresenta ao público uma oportunidade única de conhecer o resultado dessa imersão, realizada por 15 pessoas, de 13 cidades e de 06 países diferentes.

Além do ensaio fotográfico, cada participante elaborou um texto introdutório que contextualiza e dialoga com as imagens, mas, principalmente, entre elas e o público.

Aprofundando o mergulho poético, convidamos artistas latino-americanos (Brasil e Colômbia) para escrevem um texto com o mesmo tema do curso. O resultado são intervenções literárias que dialogam intimamente com as narrativas fotográficas dos ensaios.

Completando o mergulho artístico, participantes do curso (incluindo a professora) indicaram duas músicas que compõem a playlist "Músicas do Cotidiano", que representa uma genuína celebração da diversidade. Para ouvi-la é só clicar nos ícones ao lado (ou abaixo para quem acessa pelo celular/tablet - nas plataformas Spotify e Deezer).

Agradeço imensamente: a dedicação e a participação de cada estudante dessa primeira turma, que mergulhou nesse desafio;  aos artistas Arturo García Hincapié, Juana Toro, Silvana Costa e Tony Lopes, que aceitaram o convite de escrever algo inédito para integrar esse trabalho; às pessoas queridas do Campus Comum, pelo apoio e participação!

A você que chega aqui, agradeço sua visita e desfrute de um incrível passeio sensível e poético, que se revela em cada um dos trabalhos apresentados.

Solange Valladão

professora do curso, organizadora da exposição e do site

pld.png
pls.png
bottom of page